quarta-feira, 18 de junho de 2008

7- Validade e Fiabilidade da Investigação

Em educação é fundamental que todo o investigador se preocupe com a questão da fiabilidade e validade dos métodos a que recorre sejam eles de cariz quantitativo ou qualitativo, porque, tal como referem Morse et al, (2002: enum) sem rigor a investigação “não tem valor, torna-se ficção e perde a sua utilidade”.

No processo de pesquisa, as estratégias de verificação que asseguram ao mesmo tempo a fiabilidade e validade dos processos de recolha de dados são as seguintes:

1. Coerência metodológica (methodological coherence)
2. Adequação da amostragem teórica (theorical sampling e sampling adequacy)
3. Processo interactivo de recolha e analise de dados (analytic stance)
4. Pensar de forma teórica (thinking theorically)
5. Desenvolvimento de teoria (theory development)
O objectivo da coerência metodológica enquanto estratégia de verificação é assegurar uma articulação correcta entra a questão de investigação e os procedimentos metodológicos.
Em relação à amostra esta tem de ser apropriada, composta pelos participantes que melhor representam ou melhor conhecem o tópico sobre o qual incide a pesquisa. Isto assegura a eficiência e uma saturação efectiva das categorias com uma qualidade óptima do poder informativo dos dados e um mínimo de perdas.
No que concerne ao terceiro aspecto, só recolhendo, analisando e confrontando dados concorrentes é possível conseguir uma interacção mútua entre o que é conhecido e o que precisa de se conhecer. Esta interacção entre os dados e a análise é a essência para se atingir a fiabilidade e validade dos resultados de uma pesquisa de cariz qualitativo.
O quarto aspecto a considerar é a capacidade de se pensar de forma teórica. As ideias emergem dos dados e são reconfirmadas por novos dados; isto dá origem a novas ideias que, por sua vez, tem de ser verificadas em dados já recolhidos.
Por último desenvolver teoria implica progredir com sensatez entre a perspectiva micro dos dados para uma compreensão macro de tipo conceptual/teórica. Neste processo a teoria desenvolve-se através de um duplo mecanismo: 1) como resultado do processo de pesquisa e não como o referencial para a análise a ser desenvolvida; 2) como um termo de comparação que permite o desenvolvimento de novos postulados/conceitos.
Na perspectiva de Morse et al (2002) as estratégias de verificação devem acompanhar de forma cumulativa e interactiva o desenrolar de um estudo qualitativo no sentido de assegurarem
o seu rigor e qualidade científica.

http://faadsaze.googlepages.com/Aqualidadedainvestigaocientfica.pdf

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