segunda-feira, 30 de junho de 2008

10- Reflexões sobre as actividades e discussões em que participámos.

O trabalho desenvolvido nesta unidade curricular, passou por três fases: trabalho em equipa, trabalho em grande grupo e trabalho individual.

Na realização do trabalho em equipa, integrámos a Equipa Laranja, o que foi muito estimulante e enriquecedor para nós.

Em relação ao primeiro ponto analisámos os paradigmas e métodos de investigação em educação e as etapas principais do processo de pesquisa.
Após as leituras individuais dos recursos disponibilizados e da análise da dissertação de mestrado, fomos organizando as ideias e os apontamentos de forma a poder contribuir para o trabalho em equipa que tinha como propósito a construção de um guião das etapas de investigação. Procurámos contribuir ao máximo para as actividades do grupo, participando nas discussões e dando sugestões tendo em vista a realização de um trabalho de qualidade.
A nível das participações nas discussões em grupo alargado, temos a referir que participámos em todas, sempre que nos foi possível, procurando reflectir sobre os temas em discussão, contribuindo para o seu enriquecimento. Também é de referir que respondemos às questões colocadas pelos colegas sobre o trabalho realizado pelo grupo. Penso que o grupo conseguiu produzir um trabalho com alguma qualidade, apesar das “gralhas”.

Em relação ao tema dois “ O Processo de recolha de dados, o questionário e a entrevista.” Esta actividade centrava-se: numa primeira fase, na elaboração em conjunto de um esquema gráfico exemplificativo do planeamento de um questionário e numa segunda fase na reflexão sobre a construção de um guião de entrevista, assim como os procedimentos a adoptar na sua aplicação. Em ambas as tarefas promoveu-se o trabalho colaborativo.
Partimos da análise das teses para a discussão das mesmas à luz das propostas orientadoras do trabalho. Procurámos contribuir ao máximo para as actividades do grupo, participando nas discussões. Procurámos informação relevante sobre os temas em discussão, de forma a enriquecer o trabalho. A nível das participações nas discussões em grupo alargado, temos a referir que sempre que foi possível, participámos em todas, procurando reflectir sobre os temas em discussão e sobre as questões colocadas pela Professora Alda que foram bastante pertinentes levando ao aprofundamento do tema e ao esclarecimento de certos conceitos relevantes para o estudo. A questão que mais discussão suscitou foi “Hipóteses sempre?” o que fez surgir “mais do que uma acepção para o conceito de hipótese” e a intervenção sempre oportuna da Professora Alda no sentido de orientar a discussão sempre que esta “cristalizava”.
É de salientar o comentário da professora ao trabalho realizado pelos grupos, que veio a constituir um documento de referência para trabalhos futuros.
Por fim, o grupo elaborou uma matriz exemplificativa do guião de uma entrevista semi-estruturada que foi disponibilizada no fórum "Recolha de dados II". Para de seguida ser discutida em fórum alargado à turma, juntamente com as dos outros grupos. Como sempre, procurámos contribuir ao máximo para as actividades do grupo, participando nas discussões e dando sugestões tendo em vista a realização de um trabalho de qualidade. A nível da participação conjunta para a construção da matriz do guião da entrevista semi-estruturada, temos a referir que esta foi pouco ou nada significativa, pois a mesma coincidiu com outras actividades e entregas de trabalhos em outras UCs o que dificultou a concentração e o empenho que esta actividade merecia.

Em relação ao tema três foi-nos proposto o estudo do método de investigação-acção de modo inteiramente livre, tendo o cuidado de reflectirmos sobre o método de investigação-acção, encontrando as vantagens e desvantagens e os passos determinantes do mesmo. Assim, e após as leituras individuais dos recursos disponibilizados e da análise da dissertação de mestrado, fomos organizando as ideias e os apontamentos de forma a podermos contribuir para a discussão no grande grupo, contribuindo para o processo de aprendizagem, quer individual quer do grupo. Procurámos informação relevante sobre o tema e partilhámos com a turma, tendo em vista o aprofundamento do tema. Depois de concluído o estudo deste tema, ficou um gosto especial por esta metodologia de investigação.

Em relação ao tema quatro” A análise de dados em investigação educacional”, foi desenvolvido individualmente e foi por nós considerado um dos temas mais difíceis de abordar, facto que deixámos expresso na nossa intervenção no fórum. Após as leituras individuais dos recursos disponibilizados, da análise da dissertação de mestrado, fomos organizando as ideias e os apontamentos tendo em conta: análise quantitativa de dados e análise qualitativa de dados para de seguida reflectirmos sobre a relação entre os objectivos de uma investigação, as técnicas de recolha de dados aplicadas e as técnicas de análise adequadas.

Por fim, abordámos o último tema proposto “Questões éticas em investigação” que foi realizado em discussão livre e moderada pelos participantes. Após as leituras individuais dos recursos disponibilizados e de outros por nós encontrados, fomos organizando as ideias e os apontamentos de forma a participarmos nas discussões, procurando contribuir para o processo de aprendizagem, quer individual quer do grupo. Este assunto é polémico e está envolto em dilemas geradores de algumas controvérsias e discussões nas comunidades científicas.

Para finalizar, temos a referir que durante a nossa aprendizagem, procurámos dar o máximo em todos os trabalhos em que nos envolvemos, mas ficou a sensação de que poderíamos ter feito mais e melhor, mesmo assim, consideramos que fizemos muitas aquisições e que estas nos poderão ser úteis num futuro próximo.

Sem comentários: