domingo, 15 de junho de 2008

Análise de Dados - Análise quantitativa e qualitativa

Após a revisão de fontes teóricas e da posterior discussão sobre métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados, propomos o encerramento da temática de "Análise de dados" com o presente fórum. Pretende-se que esta discussão constitua um espaço de síntese das ideias fundamentais tratadas nos dois fóruns anteriores. Assim, os desafios que colocamos é o seguinte:
"Quais são as diferenças fundamentais entre os métodos de análise quantitativa e qualitativa de dados e qual a sua relevância para a coerência e consistência da investigação em educação?"

A diferença entre métodos qualitativos e quantitativos foi, por algum tempo, motivo de discussão sobre os argumentos de que um método seria mais importante, mais científico ou mais eficiente do que um outro. Porém, a necessidade de compreender os problemas complexos de pesquisas e aplicações, fez-se necessária a aceitação de ambos os métodos. Assim, enquanto os métodos qualitativos se focalizam na determinação da validade da investigação, os métodos quantitativos investigam uma maior variedade de fenómenos e determinam a confiabilidade das medidas adoptadas, o que possibilita a generalização dos resultados. Por outro lado, os métodos quantitativos permitem a aquisição de uma quantidade substancial de informação em tempo limitado (são abrangentes, horizontais), enquanto os métodos qualitativos possibilitam o aprofundamento dos aspectos investigados (são focalizados, verticais).
A confiabilidade de um método pode ser medida a partir da consistência com que a aplicação repetitiva do método, em situações análogas, produz resultados similares. Isto é, a confiabilidade de um método é maior quando, depois de repetidos usos, menor for a variação dos resultados que possa ser atribuída ao método utilizado. Portanto, o uso simultâneo de múltiplos métodos é necessário para ressaltar a validade dos resultados e afirmar a confiabilidade, credibilidade e qualidade da pesquisa. A partir de testes de validade e confiabilidade, é possível alcançar um maior grau de intersubjectividade entre as pesquisas realizadas, assegurando que os pesquisadores estão “utilizando uma mesma linguagem” .
A aplicação de vários métodos para a colecta de diferentes tipos de dados sobre um mesmo fenómeno, também denominada de triangulação, permite contrabalançar os desvios/tendências existentes em um método, com os desvios dos outros métodos utilizados, já que se pode assumir que as técnicas utilizadas, com cada método, apresentam diferentes desvios.
Podemos, assim, dizer que todos os métodos possuem pontos fortes e fracos e que as suas aplicações dependem, fundamentalmente, das características dos problemas abordados pela pesquisa e das características próprias da pesquisa.

Lay, M. C. D. ; Reis, A. T. L.(2005) Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 21-36.

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