domingo, 22 de junho de 2008

Questões Éticas II

Como já vimos noutra unidade curricular, as questões éticas são de grande complexidade. No que concerne à investigação o problema acentua-se e faz surgir vários dilemas.
O primeiro dilema tem a ver com a relação do investigador com os participantes e os deveres e direitos dos dois papéis em jogo e levanta as seguintes questões:
a) O direito dos sujeitos à verdade para poderem decidir se quer ou não que os seus pensamentos, comportamentos, memórias ou até mesmo a sua intimidade sejam expostos;
b) O dever do investigador de construir conhecimento;
c) Que direito têm os investigadores de divulgarem os dados que foram identificados e sujeitarem-nos à interpretação, até mesmo de quem lê a publicação, sem que previamente os participantes tenham dado consentimento explícito sobre aquilo que era objecto de estudo (os valores, as concepções, as memórias, etc.) ?
d) O que poderá/deverá ser dito aos participantes sobre a investigação que se vai desenvolver, em relação ao desenvolvimento do estudo e em relação à divulgação de resultados?
e) Que tipo de dados podem ser recolhidos e disseminados sem "devassar a intimidade" dos participantes?
f) E que protecção deve ser dada aos participantes, de forma a que não sejam goradas as expectativas da investigação nem que os sujeitos se sintam enganados?
O segundo dilema tem a ver com a imagem que é criada pela investigação ao serem reportados os resultados e as conclusões pelas implicações políticas, sociais e na identidade social de um grupo ou de um indivíduo aquando da apresentação dos resultados e levanta a seguinte questão:
a) Será que estas implicações devem ser previstas, endereçadas aos participantes e contempladas no próprio estudo?
Os riscos da investigação devem ser explícitos e nem sempre é possível prevê-los. Deste modo, existe a necessidade de resolvermos estes dilemas através do bom senso e da negociação e de reflectirmos diariamente sobre as implicações sociais e individuais da investigação educacional em que estamos envolvidos.

BRANCO, I., OLIVEIRA, I., (1995) A ética é estar à altura das situações? In Quadrante, Vol. 4. W 2,1995

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