terça-feira, 27 de maio de 2008

Qualidade da Entrevista versus Entrevistador

A qualidade da entrevista depende do entrevistador que deverá dar ao entrevistado um esquema através do qual ele possa exprimir a sua compreensão das coisas nos seus próprios termos, assim como dar atenção às questões de natureza ética, como:

o consentimento do entrevistado (por escrito);
o direito à privacidade;
o direito à protecção de dados pessoais.

Em relação à entrevista propriamente dita, devemos:

apenas tomar notas?
fazer registo áudio?
fazer registo em vídeo?
registo magnético não dispensa a tomada de notas durante a entrevista;
até que ponto é que os elementos não verbais são importantes?
uso do espaço inter-pessoal para comunicar atitudes;
uso de pausas e silêncios;
variações em volume, entoação e modulação da voz.

O tipo de perguntas normalmente usadas, são:

· relativas à experiência / comportamento;
· de opinião;
· relativas a questões de natureza afectiva;
· relativas a conhecimento;
· relativas a questões de natureza sensorial.

Por outro lado as perguntas podem ser:


· Perguntas de resposta fechada: pergunta em que todas as respostas estão tipificadas, respondendo-se apenas colocando uma cruz;
· Perguntas de resposta aberta: que permite amplas respostas;
· Pergunta de resposta mista: pergunta de resposta em parte fechada e em parte aberta. Por ex. Gosta de ler? Sim X Não Se sim, o que lê_______________
· Pergunta de resposta múltipla: permite respostas variadas dado que se desdobra em duas ou mais opções a considerar.

Em relação às perguntas usadas em entrevistas deve-se ter em atenção:

· O tipo de palavras utilizadas;
· Se são questões abertas;
· Minimizar a imposição de respostas;
· Permitir a respostas nos seus próprios termos;
· A clareza das questões;
· A identificação prévia do tipo de linguagem a utilizar;
· A realização de uma pergunta de cada vez e não de várias ao mesmo tempo.

Estratégias de condução da entrevista:

dicas e perguntas de aprofundamento (obter mais detalhe, mais elaboração, melhor clarificação);
questões/respostas de apoio e reconhecimento;
questões para comunicar neutralidade;
questões para comunicar sensibilidade;
questões relativas ao controlo da entrevista;

Sem comentários: